Para entender as características de cada tipo de diesel é necessário esclarecer que existe o diesel produzido através do refino do petróleo e o biodiesel, que é fabricado a partir de fontes renováveis — óleo de soja, gordura animal, óleo de algodão —, e pode ser usado em carros ou em qualquer veículo com motor diesel.
A mistura do biodiesel ao óleo diesel é obrigatória desde 2008 e os percentuais dessa “mistura” aumentam em determinados períodos. Atualmente, a porcentagem obrigatória é de 10% no combustível comercializado aos consumidores.
A partir dos seus componentes é possível classificar o óleo diesel comercializado no Brasil de duas formas:
Óleo Diesel A: proveniente de processos de refino de petróleo sem a adição de biodiesel;
Óleo Diesel B: é o diesel tipo A que recebe a adição de biodiesel.
A crescente procura por esses produtos e constantes atualizações nas normas de emissão de poluentes fazem o mercado oferecer diferentes categorias de óleo diesel. Os dois tipos mais populares e acessíveis no mercado são: o Diesel Comum, também chamado de S500, e o Diesel S10.
A diferença entre estes tipos de combustíveis, está no teor de enxofre presente na composição. Enquanto o diesel S-10 possui 10 partes de enxofre por milhão, o diesel S-500 possui 500 partes por milhão. Isso significa que o diesel S10 conta com maior poder de limpeza e detergência natural.
Os motores a diesel produzidos após 2012 foram desenvolvidos para utilizarem somente o diesel S-10. Os motores produzidos antes desse período ainda podem utilizar o diesel S-500, sempre observando com cuidado o estado interno do tanque de combustível.
Se você tem um veículo produzido antes de 2012 e deseja substituir o Diesel S-500 para o Diesel S-10, nossa recomendação é que seja realizada uma limpeza interna ou que a mudança aconteça de forma gradativa.
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